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📚 Relatos, Publicações e Atuação em Eventos

Ao longo da minha trajetória como educador e pesquisador, venho compartilhando experiências por meio de publicações acadêmicas, relatos de prática, palestras e participações como parecerista em eventos científicos nacionais e internacionais.

🧩 Compartilhando saberes na prática e na teoria
Nesta seção, você encontra minhas produções acadêmicas — como capítulos de livros, artigos, resumos expandidos e relatos de prática — além da minha atuação em eventos como palestrante, avaliador e parecerista científico.

As produções aqui reunidas refletem meu compromisso com a inovação pedagógica, o uso de tecnologias digitais, a gamificação no ensino e a formação docente com intencionalidade e propósito.

💡 Acredito que a educação precisa ser intencional, engajada e digitalmente presente.

📖 Capítulos de livros

🧠 Metodologias ativas: um estudo sobre estratégias para uma aprendizagem exitosa
📅 Publicação prevista: Outubro de 2025
📍 Evento/livro: Congresso EDUCARE 2025 — Livro “Educare - Práticas e Pesquisas em Educação nos Países de Língua Portuguesa (Vol. 3)”

📄 Resumo curto da proposta: 

Este capítulo, aceito para publicação, apresenta os impactos das metodologias ativas e da gamificação no ensino de Ciências. A proposta se baseia na dissertação de mestrado defendida na UNESP, destacando como essas abordagens promovem protagonismo discente e aprendizagem significativa, com alinhamento à BNCC e ao Currículo Paulista.

🔗 Disponível em breve. Caso queira a carta de aceite ou mais informações, entre em contato.

🎮 No mundo dos games: uma proposta gamificada para o ensino de Ciências

📌 Tipo: Capítulo de livro
📅 Publicação prevista: Previsto para agosto de 2025 – Editora Scienceduc

📍 Tema: Ensino de Ciências, gamificação e metodologias ativas no 6º ano
🔗 Acessar o artigo científico original
📄 Resumo curto da proposta: 

Este capítulo, adaptado de artigo apresentado em congresso internacional, apresenta uma proposta gamificada aplicada ao ensino de Ciências no 6º ano do Ensino Fundamental. A partir da criação de três jogos digitais alinhados à BNCC e ao Currículo Paulista, a prática promoveu maior engajamento, compreensão conceitual e participação ativa dos alunos, demonstrando o potencial da gamificação na formação científica de crianças e adolescentes.

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🕹️ Gamificação no Ensino de Ciências: um recurso para engajamento e aprendizado
📅 Publicado em: Julho de 2025
📍 Livro: Educare - Pesquisas, estratégias e recursos para a educação no Brasil (vol. 5)
👨‍🏫 Autores: Thiago Cosin e Thaís Cristina Rodrigues Tezani
🔗 Acessar e-book completo (PDF)

📄 Resumo curto da proposta: 

O capítulo analisa o impacto da gamificação no ensino de Ciências no 6º ano do Ensino Fundamental, com base em uma revisão de literatura e na aplicação do produto educacional “No Mundo dos Games”. A proposta inclui três jogos digitais sobre transformações químicas, misturas e separações, promovendo maior engajamento e aprendizado dos estudantes. A experiência também é discutida à luz da BNCC e do Currículo Paulista.

Artigos científicos 📰

🎓 A Tecnologia na Educação: uma ferramenta a serviço de quem? – Análises, Reflexões e Críticas
📅 Evento: VI Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
📍 Tema: Tecnologias digitais, BNCC e cultura digital na formação docente

🔗 Acessar publicação
📄 Resumo curto da proposta:
Este artigo apresenta uma análise crítica do Relatório da Unesco (2023) sobre o papel das tecnologias digitais na educação. Articulando o relatório à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo discute os impactos das tecnologias na prática docente, seus desafios e potencialidades, propondo reflexões sobre a cultura digital, a formação de professores e o uso pedagógico das TDICs no contexto da Educação Básica.

🎮 No Mundo dos Games: Uma Proposta Gamificada para o Ensino de Ciências
📅 Evento: I Congresso Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia
📍 Tema: Ensino de Ciências com gamificação na Educação Básica

🔗 Acessar publicação
📄 Resumo curto da proposta:
O artigo apresenta a criação e aplicação de três games educativos desenvolvidos com base na BNCC e Currículo Paulista, voltados para o ensino de Ciências no 6º ano, abordando misturas, transformações químicas e separação de substâncias. A proposta visa tornar o processo de aprendizagem mais interativo e motivador.
 

🧪 Resumos e Relatos da Prática Docente

🎲 Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: gamificação e materiais manipulativos como estratégias de aprendizagem
📌 Tipo: Resumo Expandido
📅 Evento: II Congresso Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (2025)
📍 Tema: Ensino de Matemática, gamificação e metodologias ativas

🔗 Acessar PDF nos Anais
📄 Resumo curto da proposta:
Apresenta uma investigação qualitativa sobre o uso de games digitais e materiais manipulativos (como ábaco, geoplano e material dourado) no ensino de Matemática nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O estudo destaca como essas estratégias favorecem o raciocínio lógico, a visualização espacial e o engajamento dos estudantes, além de discutir os desafios de sua implementação.

🎇 Explosão Científica: Uma experiência com refrigerante de cola e bala de menta
📌 Tipo: Resumo Expandido
📅 Evento: I Congresso Internacional de Educação, Ciência e Tecnologia (I CIECT), 2024
📍 Tema: Prática experimental no Ensino Fundamental e letramento científico

🔗 Acessar publicação
📄 Resumo curto da proposta:
Apresenta uma experiência investigativa com refrigerante de cola e balas de menta desenvolvida com estudantes do 9º ano em uma escola PEI. A prática contribuiu para a compreensão de conceitos de química, como liberação de CO₂, e promoveu o protagonismo discente a partir da experimentação.




 

🎤 Palestras e Apresentações em Eventos

🎙️ Gamificação no Ensino de Ciências e Matemática: Caminhos para uma Aprendizagem Exitosa
📅 Evento: 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas no Ensino
📍 Tema: Estratégias inovadoras para o engajamento discente por meio da gamificação
📄 Resumo curto:
Nesta palestra, compartilhei práticas pedagógicas gamificadas aplicadas no Ensino Fundamental, destacando como a integração entre Ciências, Matemática e jogos educativos pode promover maior engajamento, protagonismo e aprendizado significativo. A apresentação trouxe exemplos reais, resultados obtidos e sugestões práticas para professores implementarem metodologias ativas com intencionalidade.


🎙️Gamificação na Educação: Ferramentas, Práticas e Impactos Reais no Ensino de Ciências e Matemática
📅 Evento: II Congresso Nacional de Educação e Formação de Professores Online (II CONEPROF)
📍 Tema: Inovação pedagógica e tecnologias digitais no contexto educacional
📄 Resumo curto:
Apresentei recursos digitais e estratégias gamificadas utilizadas no Ensino Fundamental, com foco em Ciências e Matemática. A palestra abordou ferramentas acessíveis, práticas já aplicadas em sala de aula e os impactos reais observados no desempenho e engajamento dos estudantes. Também foram discutidas formas de alinhamento à BNCC e aos currículos estaduais.

🧐Atuação como Parecerista e Avaliador

📝 Parecerista Ad Hoc – III Educare: Congresso Internacional sobre Educação
📌Avaliação de trabalhos completos, capítulos de livro e resumos expandidos nos seguintes eixos:
• Tecnologia na Educação
• Formação de Professores
• Educação Ambiental
📅 Participação: 2025
✅ Atuação como parecerista de resumos, resumos expandidos, capítulos de livros e trabalhos completos. 

📝 Parecerista Ad Hoc – 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas no Ensino
📌 Avaliação de trabalhos no eixo “Metodologias de ensino-aprendizagem”
📅 Participação: 2025
✅ Atuação como parecerista de resumos e trabalhos completos.

📝 Parecerista Ad Hoc – II Congresso Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação
📌Avaliação de trabalhos completos, capítulos de livro e resumos expandidos nos seguintes eixos:
• Currículo e Didática
• Educação Profissional e Tecnológica
• Educação de Jovens e Adultos
• Tecnologias e Educação
📅 Participação: 2025
✅ Atuação como parecerista de resumos e trabalhos completos.

📝 Parecerista de Trabalhos Finais de Curso – UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
📌 Avaliação dos TFCs da Especialização Lato Sensu em Tutoria em Educação a Distância – UFMS
📅 Participação: 2025​
✅ Atuação como Parecerista, avaliando propostas aplicadas de intervenção pedagógica e tecnológica no contexto da Educação a Distância

 

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