top of page

📘  #Foco #Força #NaMatemática – Apoio e Superação

🧠 Foco: Recuperação da aprendizagem e fortalecimento da autonomia estudantil em Matemática.

📍 Onde: Escola estadual de Sumaré/SP – Programa de Ensino Integral (PEI)

🕒 Ano: 2022
🎯 Série atendida: 7º ano – turmas A, B e C
👥 Estudantes atendidos: 104 alunos

📌 O projeto deu origem a um relato de experiência, apresentado no VI ENOPEM.
📝 Em breve, o relato será publicado nos anais do evento. Veja mais detalhes ao final desta página.

image.png

✨  Sobre o Projeto

Este projeto extracurricular foi criado para apoiar estudantes do 7º ano com dificuldades de aprendizagem em Matemática, agravadas no contexto pós-pandêmico. A iniciativa, alinhada ao Currículo Paulista e aos princípios do PEI, promoveu o protagonismo estudantil, o uso de metodologias ativas e estratégias de reforço personalizado.

As atividades foram desenvolvidas em ciclos semanais, com base nos diagnósticos das AAPs (Avaliações de Aprendizagem em Processo), utilizando materiais digitais e impressos, encontros colaborativos, mediação docente ativa e recursos visuais para monitoramento do progresso individual.

🔧 Metodologias Utilizadas

  • Diagnóstico com AAPs e gráficos de desempenho

  • Atividades adaptadas e contextualizadas

  • Uso de materiais digitais e impressos

  • Acompanhamento semanal com feedbacks individualizados

  • Reensino e reforço em contraturno

  • Estratégias colaborativas e protagonismo juvenil

📊 Resultados Alcançados

✔ 51% dos estudantes melhoraram significativamente
✔ 37% mantiveram estabilidade
✔ Redução expressiva de alunos em níveis Muito Baixo e Baixo
✔ Aumento da autoestima, autonomia e engajamento com a Matemática

💬 Impacto

O projeto demonstrou que ações pedagógicas planejadas, inclusivas e alinhadas à realidade dos alunos têm alto potencial transformador. Ele pode ser replicado em outras escolas com adaptações locais, promovendo aprendizagens significativas, justiça educacional e protagonismo.

📄 Relato de Experiência


O projeto foi documentado e transformado em um relato de experiência, escrito pelo autor e apresentado no VI Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática – VI ENOPEM, realizado de 07 a 11 de julho de 2025. O evento foi organizado pelo GEPEME – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso.


📚 Em breve, o relato será publicado nos anais do evento.

Insta Feed (6).png
  • Instagram
  • Whatsapp
  • 1509135360facebook-logo-png-white_edited
  • LinkedIn
bottom of page