top of page

🔢 Desafio dos Números – Matemática com Estratégias Lúdicas

🧠 Foco: Raciocínio lógico e representação numérica no 6º ano.

📍 Onde: Escola particular de Americana/SP
🕒 Ano: 2025
🎯 Série atendida: 6º ano do Ensino Fundamental
👥 Estudantes atendidos: 20 alunos

📌 O projeto deu origem a um artigo científico, que será apresentado no XI CONEDU (outubro/2025). Veja mais detalhes ao final desta página.

✨   Visão Geral

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de tornar o ensino de Matemática mais atrativo e acessível

para estudantes do 6º ano, especialmente no campo da representação numérica e do raciocínio lógico.

 

A proposta envolveu cinco desafios sequenciais que utilizaram material dourado, ábaco e cartões numéricos, promovendo o trabalho em equipe, a cooperação e a aprendizagem ativa.

Foram abordadas competências como:

  • Leitura e escrita de números naturais.

  • Representação concreta, pictórica e simbólica.

  • Resolução de operações com apoio de materiais manipulativos.

  • Lógica matemática com pistas e códigos.

🎯 Objetivos do Projeto

  • Reforçar o entendimento do sistema de numeração indo-arábico.

  • Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

  • Desenvolver a autonomia e o trabalho colaborativo.

  • Aplicar os conteúdos de forma concreta e contextualizada.

🧩 Desafios Propostos

  1. Montagem Relâmpago – Representação rápida com materiais.

  2. Decifrando o Código – Interpretação e tradução de representações.

  3. Corrida Numérica – Resolução de operações matemáticas.

  4. O Número Misterioso – Inferência lógica com pistas.

  5. Desafio Final – Atividade integradora com múltiplas habilidades.

🏆 Premiação e Encerramento

  • 1º lugar: Medalha simbólica e título de Mestres dos Números.

  • 2º lugar: Certificado de Excelência Numérica.

  • Demais equipes: Certificado de Participação.

📌 Publicação derivada

Este projeto resultou na elaboração do artigo científico:


📄 “Do Sistema de Numeração às Operações: estratégias com materiais manipulativos e desafios cooperativos no ensino de Matemática”, que será apresentado no XI CONEDU – Congresso Nacional de Educação, em outubro de 2025.

✍️ O artigo integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática, cursada pelo autor no IFSP.

📘 Publicação derivada
Este projeto deu origem ao artigo científico “Do Sistema de Numeração às Operações: estratégias com materiais manipulativos e desafios cooperativos no ensino de Matemática”, que será apresentado no XI CONEDU – Congresso Nacional de Educação, em 2025.


✍️ O artigo integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática, cursada pelo autor no IFSP.

🔗 Acesse os materiais em breve.
 

Insta Feed (6).png
  • Instagram
  • Whatsapp
  • 1509135360facebook-logo-png-white_edited
  • LinkedIn
bottom of page