
🔢 Desafio dos Números – Matemática com Estratégias Lúdicas
🧠 Foco: Raciocínio lógico e representação numérica no 6º ano.
📍 Onde: Escola particular de Americana/SP
🕒 Ano: 2025
🎯 Série atendida: 6º ano do Ensino Fundamental
👥 Estudantes atendidos: 20 alunos
📌 O projeto deu origem a um artigo científico, que será apresentado no XI CONEDU (outubro/2025). Veja mais detalhes ao final desta página.
✨ Visão Geral
Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de tornar o ensino de Matemática mais atrativo e acessível
para estudantes do 6º ano, especialmente no campo da representação numérica e do raciocínio lógico.
A proposta envolveu cinco desafios sequenciais que utilizaram material dourado, ábaco e cartões numéricos, promovendo o trabalho em equipe, a cooperação e a aprendizagem ativa.
Foram abordadas competências como:
-
Leitura e escrita de números naturais.
-
Representação concreta, pictórica e simbólica.
-
Resolução de operações com apoio de materiais manipulativos.
-
Lógica matemática com pistas e códigos.
🎯 Objetivos do Projeto
-
Reforçar o entendimento do sistema de numeração indo-arábico.
-
Estimular o raciocínio lógico e a resolução de problemas.
-
Desenvolver a autonomia e o trabalho colaborativo.
-
Aplicar os conteúdos de forma concreta e contextualizada.
🧩 Desafios Propostos
-
Montagem Relâmpago – Representação rápida com materiais.
-
Decifrando o Código – Interpretação e tradução de representações.
-
Corrida Numérica – Resolução de operações matemáticas.
-
O Número Misterioso – Inferência lógica com pistas.
-
Desafio Final – Atividade integradora com múltiplas habilidades.
🏆 Premiação e Encerramento
-
1º lugar: Medalha simbólica e título de Mestres dos Números.
-
2º lugar: Certificado de Excelência Numérica.
-
Demais equipes: Certificado de Participação.
📌 Publicação derivada
Este projeto resultou na elaboração do artigo científico:
📄 “Do Sistema de Numeração às Operações: estratégias com materiais manipulativos e desafios cooperativos no ensino de Matemática”, que será apresentado no XI CONEDU – Congresso Nacional de Educação, em outubro de 2025.
✍️ O artigo integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática, cursada pelo autor no IFSP.
📘 Publicação derivada
Este projeto deu origem ao artigo científico “Do Sistema de Numeração às Operações: estratégias com materiais manipulativos e desafios cooperativos no ensino de Matemática”, que será apresentado no XI CONEDU – Congresso Nacional de Educação, em 2025.
✍️ O artigo integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Ciências e Matemática, cursada pelo autor no IFSP.
🔗 Acesse os materiais em breve.